domingo, 27 de fevereiro de 2011

R.I.P. Suze Rotolo, eterna musa!


O site da Revista Rolling Stone publicou que Suze Rotolo, ex-namorada e eterna musa de Bob Dylan, faleceu no último dia 24/02, aos 67 anos. As causas da morte não foram divulgadas.

Suze, a garota que ficou imortalizada ao aparecer abraçada ao bardo na capa do seu segundo disco, ‘The Freewheelin´Bob Dylan’ e eternizada em várias canções do mestre, tais como "Don't Think Twice, It's All Right"; "Boots of Spanish Leather" e "Tomorrow Is a Long Time", havia lançado, em 2009, um livro de memórias (A Freewheelin' Time: A Memoir of Greenwich Village in the Sixties), no qual narrava acontecimentos daqueles primeiros tempos de Dylan, quando este, então um jovem imaturo saído do meio-oeste americano, chegava à cidade de Nova York e dava seus primeiros passos em direção ao estrelato, apresentando-se em bares e cafés do Greenwich Village.



Muitos atribuem à musa, uma boa dose de responsabilidade no amadurecimento de Bob Dylan naqueles primeiros anos. Howard Sounes, um dos melhores biógrafos de Dylan, afirma que Suze era “uma artista que lia Rimbaud e Byron e se envolvia em produções teatrais de Brecht”. Suze esteve presente às sessões do disco de estréia de Bob Dylan. Foi ela quem lhe deu o porta-batom usado para trastear o violão na gravação de “In My Time of Dyin’”. Meses depois, serviu como inspiração p/ boa parte de ‘The Freewheelin´’, disco que a eternizou e que consolidou Bob como o grande artista que influenciaria todas as gerações que se seguiram.

O relacionamento se desfez. Bob casou-se com Sara. Suze uniu-se a Enzo. Mas a inspiração daqueles primeiros anos do artista em formação, ficou para sempre... R.I.P., Suze, eterna musa!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mais um concerto histórico vê a luz do dia...


Depois do ‘Live at the Gaslight - 1962’, lançado com exclusividade pela rede de cafés Starbucks em 2005 e do memorável ‘Live at Carnegie Hall - 1963’, de uma promoção limitada da Columbia Records, Bob Dylan anunciou em seu site oficial o lançamento de um novo disco “ao vivo”. Na verdade, o “novo velho álbum” captura mais uma apresentação histórica, antes da fama, daquele que viria a se tornar “a voz de sua geração”, na época, um jovem de apenas 21 anos, desta vez o concerto no Brandeis First Annual Folk Festival, na cidade de Waltham, no Massachusetts, no dia 10 de maio de 1963, cerca de duas semanas antes do lançamento do álbum ‘The Freewheelin' Bob Dylan’, cuja gravação foi descoberta recentemente nos arquivos de Ralph J. Gleason, um dos fundadores da revista Rolling Stone, pelo seu filho Toby, numa faxina na velha casa de seus pais, após o falecimento de sua mãe.

Estamos falando do álbum ‘Bob Dylan in Concert – Brandeis University 1963’, que será lançado em CD e vinil, no próximo dia 12 de abril. Na verdade, trata-se de um disco já lançado recentemente, numa edição limitadíssima, como bônus por ocasião da pré-venda do ‘Bootleg Series – Vol.9 / The Witmark Demos’ e do box ‘The Original Mono Recordings’, caixa contendo os 8 primeiros discos do velho bardo, nas suas versões originais, em mono. Portanto, alguns felizardos que fizeram a compra antecipada, inclusive este que vos escreve, receberam o disquinho de brinde, numa embalagem do tipo mini-vinil, de papelão, que aparentemente será substituída nessa nova versão, tendo em vista que, segundo informações oficiais, o álbum trará ainda “liner notes” de de Michael Grey, autor do livro ‘The Bob Dylan Encyclopedia’, com considerações a respeito das 7 músicas presentes no disco e também sobre os contextos histórico e cultural vividos naquela época.



No texto, elaborado especialmente para este lançamento, Grey destaca que “é um milagre que a gravação ainda exista”. A gravação raríssima, até então inédita, posto que nunca havia sido disponibilizada nem mesmo por “bootleggers”, traz áudio em mono, registrado diretamente da mesa de som e com qualidade suficiente para ser lançada oficialmente.

Confira abaixo a lista completa de faixas:

• Bob Dylan In Concert: Brandeis University 1963

1 – Honey, Just Allow Me One More Chance (incompleta)
2 – Talkin’ John Birch Paranoid Blues
3 – Ballad Of Hollis Brown
4 – Masters Of War
5 – Talkin’ World War III Blues
6 – Bob Dylan’s Dream
7 – Talking Bear Mountain Picnic Massacre Blues