sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os 71 anos de Bob Dylan

Na última quinta-feira, 24 de maio, o velho bardo comemorou seu 71º aniversário e o Blog Dylan não poderia deixar esta data passar em branco. Deste modo, o jornalista e amigo dylanesco, Pedro Emmanuel Goes, nos envia este belo texto, no qual presta sua homenagem ao ídolo:

Os 71 anos de Bob Dylan

Hoje (24 de maio de 2012), um dos baluartes da cultura mundial faz aniversário. São 71 anos de vida, 50 anos de carreira, pelo menos seis personalidades distintas, e muita história pra contar. Ao longo desses 71 anos, Robert Allen Zimmerman, ou apenas Bob Dylan, para os incautos, gravou 34 álbuns de estúdio, mais dezenas de compilações, lives e bootlegs. Muitas dessas gravações são registros antológicos que sacudiram a música popular de diversas maneiras.

Em sua última passagem por terras brasileiras, Dylan realizou cinco shows, em quatro cidades diferentes. O músico foi recebido com fervor pelo público em todas as datas; estas, bastante concorridas, já que tiveram vários setores esgotados logo no início das vendas. O que foi apresentado nestes cinco shows foi o esperado pelo público pagante, ou pelo menos pelos verdadeiros fãs do bardo.  

A frieza e a distância, já habituais do músico, foram os principais alvos das críticas dos desavisados, que chegaram a pagar valores absurdos na esperança de ouvir uma compilação dos maiores sucessos dylanescos, quebrando a cara ao se deparar com a ausência de alguns clássicos óbvios como Lay, Lady Lay; Maggie’s Farm e Hurricane.
 Mas como todo artista vivido, que não tem mais nada a perder e se dá o direito de poder fazer o que quiser a essa altura da vida, Bob presenteou os fãs com um repertório que abrangeu todas as ótimas fases, distintas, pelas quais o ‘impersonalizável’ músico passou. Certamente, ver canções como The Levee’s Gonna Brake e Thunder on The Mountain sendo tocada pelo mestre, ao vivo, fez os olhos de seus seguidores brilharem de emoção. 

Bob Dylan compôs uma obra cuja importância nenhum outro artista jamais se atreveria a tentar alcançar. Fez em uma década o que muitos levaram uma vida tentando fazer, e não conseguiram. Dylan é responsável por um dos legados mais importantes da música moderna, e o ver chegar aos 71 anos de idade trabalhando, compondo, e mostrando para as novas gerações toda a sua genialidade, isso, por si só, já é motivo de celebração.

Nenhum comentário: