sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bob Dylan´s Day, no Brasil!


E você, amigo dylanesco, acha que no ultimo dia 24 de maio, data do 71º aniversário de Bob Dylan, só rolou ‘Dylan´s Day’ em Duluth ou Hibbing, cidades do Estado de Minnesota, EUA, onde respectivamente o bardo nasceu e viveu sua infância? Ledo engano! Teve ‘Dylan´s Day’, aqui no Brasil, na longínqua Santa Maria-RS. Isto é, longínqua para mim, que sou do NE, mas pode ser pertinho p/ vocês aí do sul do país...
Pois bem, vamos então ao nosso ‘Dylan´s Day’ tupiniquim. O amigo dylanesco Márcio Grings, um dos bons colaboradores deste Blog Dylan, junto com seus parceiros da Loja Disco Voador, prepararam este dia de homenagens ao ídolo, na Athena Livraria. Eis o relato dele:

Bob’s Day em SM

Para comemorar o aniversário de 71 anos de Bob Dylan, a ideia inicial era fazer de um ambiente tradicionalmente comercial, um espaço mais aconchegante, acolhedor, algo semelhante a uma sala de estar. E foi nesse clima intimista que decorreu o Bob Dylan’s Day, ontem na Athena Livraria (Pasqualine, 34), em Santa Maria. E nesse dia (noite) dedicado somente a Dylan, eu (voz e harmônica) e Vitor Cesar (violão e voz), começamos a noite com “Mississipi”, um dos temas de “Love & Theft” (2001).
 “Only one thing / I did wrong / stayed a Mississipi a Day to long”

O evento programado para pouco mais de 1 hora, chegou a quase 3 horas de duração. Através de meu acervo pessoal de LPs, e turbinados pela vitrola Crosley, fomos repassando álbum a álbum, a vida e a obra do Bardo americano, falando de vários aspectos de sua trajetória artística (letras, influências, canções, livros, filmes, etc.), entrecortando o bate-papo com versões acústicas de algumas canções. Além de "Mississipi", Vítor e eu a(ssa)ssinamos – “Tonight I'll be staying here with you”, de “Nashville Skyline” (1969); “Forever Young”, de “Planet Waves” (1974); “Oh Sister”, de “Desire” (1976); “Most of the Time”, de “Oh Mercy (1989) e “Things Have Changed” (2000), canção que deu o Oscar de Melhor Canção Original para o cantor norte-americano. Foi bacana ter contado com a ajuda do amigo Odemir “Tex” Jr, escritor santa-mariense que leu uma versão em português da letra de “Don’t Think Twice, It’s All Right”, de “Freewheelin’” (1962), e entre outras coisas, também falou da influência que a literatura incidiu sobre a obra do astro.
 O próximo encontro da trupe, já está marcado para 16 de agosto de 2012, outra quinta-feira, desta feita uma noite dedicada a Elvis Presley.

O texto é de Márcio Grings e as fotos do evento são de Fabiano Dallmeyer.

Nenhum comentário: